top of page

Programa Expositivo

> INCENTIVO À CIRCULAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA
> AMPLIAÇÃO DO ACESSO AOS ESPAÇOS DE DIFUSÃO ARTÍSTICA
> POPULARIZAÇÃO DAS ARTES VISUAIS

SOBRE

Consiste em um programa de ações culturais, no segmento das artes visuais, realizado de modo estruturado, sistemático e continuado. A partir do Programa Expositivo se originam todas as exposições e mostras realizadas pela Remanso. 


Dado o caráter sistemático e continuado do programa, ele é orientado por um Regulamento Expositivo, documento que objetiva estabelecer os principais parâmetros para a realização de exposições, mostras e utilização dos espaços expositivos da Remanso.

Abaixo, você encontra informações sobre as exposições atualmente em mostra no instituto, mas também sobre as exposições passadas. E, depois, você encontra o Regulamento Expositivo e um conjunto de materiais relacionados à submissão de propostas de exposição para a Remanso.

EM MOSTRA

sob o céu de maio , 2024, acrílica, plástico e ranhura sobre impressão fotográfica, dimens

ESTADO DE LIVUSIA

22.05.2025 - 18.07.2025

ENCERRADAS

Banners do Site (2).png

A FORÇA

INERCIAL DO HÁBITO

​​POLÍTICA EXPOSITIVA​

De modo geral, a política expositiva da Remanso se fundamenta por meio das finalidades sociais, objetivos culturais e estruturação institucional. Mas também por parâmetros estabelecidos, por um lado, pelas práticas e dinâmicas do campo da arte contemporânea e, por outro lado, por critérios oriundos das políticas culturais realizadas em território nacional relacionadas com o direito universal à cultura e à arte e a ampliação do acesso aos modos de fazer, fruir, preservar e transmitir a cultura.


Portanto, o Programa Expositivo da Remanso priorizará, sempre, aquelas propostas que estejam em consonância tanto com as dinâmicas e especificidades da arte contemporânea, quanto com critérios de ampliação de acesso às artes visuais.

TIPOS DE EXPOSIÇÕES E MOSTRAS

As exposições e mostras realizadas pela Remanso deverão, necessariamente, ser da seguinte natureza:

  • exposições temporárias coletivas de artistas contemporâneos, vivos;

  • exposições temporárias individuais de artistas contemporâneos, vivos;

  • exposições temporárias de coletivos artísticos contemporâneos ainda em atividade;

  • mostras documentais e retrospectivas temporárias, desde que relacionadas às artes visuais e, necessariamente, com apresentação de obras de arte ou resultados de produção artística de artistas contemporâneos, vivos;

  • mostras temporárias com finalidades educativas e/ou acadêmicas, vinculadas à defesas de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses em Poéticas Visuais (artes visuais) de universidades.​

CURADORIA & PROCESSOS CURATORIAIS

A Remanso compreende a curadoria como um processo horizontal resultante de interesses de concepção e de pesquisa nas Artes Visuais, sempre pactuado e alinhado com artistas e/ ou suas fontes documentais, e não como um ofício ou uma disciplina especializada e, por esta razão, dotado de um objeto de investigação e manipulação específico. Nesse sentido, a curadoria se apresenta como processo de trabalho coletivo cujo escopo abrange ciclos de procedimentos técnicos, simbólicos e intelectuais relacionados com, no caso da Remanso, o estudo, o conhecimento e a difusão da arte contemporânea, seus suportes (técnicas, linguagens e processos), seus produtores (artistas) e seu meio (campo e sistema artístico). Razão pela qual o processo de curadoria envolve as competências de pesquisa e de divulgação da arte contemporânea, objetificando-a por meio de uma rede produtiva e de trabalho que envolve diferentes segmentos e trabalhadores culturais.


Competem ao processo curatorial e, portanto, à ação pontual de curadoras/es:

  • concepção, ideação temática, conceitual e artística de exposições;

  • a realização comprovada de pesquisa no campo das artes visuais;

  • a presentificação de um repertório de conhecimentos relacionados ao campo das artes visuais, seus artísticas e práticas;

  • uma clareza e atenção em relação aos aspectos mediativos das exposições, sejam eles relacionados à arte-educação ou à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.

EXPOGRAFIA

A Remanso, seguindo o entendimento do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), concebe a expografia enquanto:


atividade que visa à pesquisa de uma linguagem e de uma expressão fiel na tradução dos programas de uma exposição. Ela [a expografia] abrange aspectos de planejamento, metodológicos e técnicos para o desenvolvimento da concepção e a materialização da forma na comunicação com o público. (...) A escolha e apresentação de objetos que possam sustentar uma narrativa sobre determinado assunto são aspectos essenciais na criação de uma exposição. As seleções e as definições envolvidas neste processo apontam as ideias e as imagens desejadas e estabelecem, pelos sentidos, diálogos com o público. Isso pressupõe ter clareza quanto ao que fazer, para quem fazer e porque fazer e, ao mesmo tempo, planejar, representar e visualizar o resultado da montagem expositiva, antes de executada (IBRAM, 2023, d.s.p.).


Considera-se, portanto, a expografia enquanto metodologia de planejamento e execução de exposições, determinando-se como:

  • o resultado de uma pesquisa que procura traduzir o programa de concepção e ideação temática de uma exposição;

  • uma tradução que procura materializar este programa expositivo, criando modos de comunicação com o público;

  • um programa expositivo que envolve a escolha e apresentação de objetos, imagens e/ou textos, com a finalidade de sustentar uma narrativa sobre determinado tema ou conceito;

  • um processo de trabalho que abrange aspectos de planejamento, metodologias e técnicas;

  • um processo que demanda clareza sobre objetivos, justificativa e, sobretudo, público-alvo;

  • e, por fim, um processo de trabalho que realiza o planejamento dos elementos desejados de modo a antecipar a visualização de uma exposição, antes de sua montagem e abertura oficial.

DOCUMENTOS PARA PROPOSTAS EXPOSITIVAS

REGULAMENTO EXPOSITIVO COM ANEXOS

PLANTA BAIXA COM METRAGEM E PAREDES

RIDER TÉCNICO

EXEMPLO DE PREENCHIMENTO DE PROJETO EXPOSITIVO

PLANTA BAIXA VAZIA

MODELO DE PROJETO EXPOSITIVO

PERSPECTIVAS 

ARQUITETÔNICAS

bottom of page