top of page

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

CURSOS DE PRÁTICA ARTÍSTICA

CURSOS TEÓRICOS

Não há eventos no momento

NOSSOS DOCENTES

GettyImages-591216789_edited.jpg

Adauany Zimovski

Doutora em Artes Visuais pelo PPG em Artes Visuais da UFRGS, na área de História, Teoria e Crítica de Arte, dentro da linha de pesquisa Imagens, Culturas e Memória. Foi pesquisadora visitante na Columbia University, em Nova York, onde realizou sua pesquisa de doutorado-sanduíche (CAPES-PRINT) entre 2021 e 2022. Durante cinco anos, foi artista integrante e co-gestora do Atelier Subterrânea, onde desenvolveu projetos e diversas atividades como exposições, cursos, palestras e performances. Em Porto Alegre, atua como produtora executiva nos Festivais Cine Esquema Novo e KinoBeat e diversas edições da Bienal de Artes Visuais do Mercosul.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Anna Jonko

Anna Jonko é artista visual e ilustradora natural de Porto Alegre/RS, onde atualmente reside e trabalha. Seu trabalho pessoal é ligado a criação de imagens que brincam principalmente com o desenho, a cor, contrastes, a figura humana e sensações - imagens que possam criar espaços surreais, sonhos e recortes silenciosos para o espectador. Formada pela UFRGS em Artes Visuais - Licenciatura, também atua como professora de desenho e aquarela desde 2010 em espaços culturais, ateliês e instituições de ensino. Faz parte do Estúdio Vinco com outras três artistas e designers de sua cidade.
redes: https://www.behance.net/annajonko / https://www.instagram.com/annajonko

GettyImages-591216789_edited.jpg

Camila Elis

Camila Elis (Dois Irmãos, 1995) é Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP e Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes/UFRGS. Estudou pintura na UAL (University of the Artes London). Atua como artista e pesquisadora no campo artístico nacional. Ministra cursos de aquarela em seu ateliê desde 2022.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Cláudia Hamerski

Claudia Hamerski é artista visual, doutora e mestra em Artes Visuais pela UFRGS, onde também se especializou em Pedagogia da Arte e graduou-se em HTCA e Desenho. Integra o grupo de pesquisa Arte & Natureza, com foco em plantas periféricas e nas relações entre lugar, centro e periferia. Sua prática investiga o desenho, materiais e suportes, e as camadas do processo criativo. Atua com arte e ensino em espaços formais e não formais, ministrando cursos e palestras. Saiba mais: www.claudiahamerski.com.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Guilherme Mautone

É Bacharel, Mestre e Doutor em FIlosofia pela UFRGS, onde também realizou o Pós-doutorado em Filosofia. Pesquisa Filosofia da Arte e Estética, com ênfase em arte contemporânea. Foi Coordenador do Colegiado Setorial de Artes Visuais do RS / Sistema Estadual de Cultura do RS (2021 - 2023). Foi Docente Convidado na CCMQ e no Ateliê Livre Xico Stockinger. Coordena o Comitê Científico do Mapeamento Setorial das Artes Visuais no RS. É Presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas & Visuais Francisco Lisboa e Diretor Cultural no Remanso - Instituto Cultural.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Joana Alencastro

Pesquisadora das artes visuais e música. Curadora das exposições “Lory F. - Você vai ser obrigado a me escutar” e “Zênite Rock - A Psicodelay de Plato Divorak”. Bacharela em Biblioteconomia pela FABICO/UFRGS (2004). Trabalhou nos acervos da Cinemateca Capitólio e Otto Desenhos Animados. Graduanda em História da Arte pelo IA/UFRGS, onde atuou nos projetos “Acervo Bibliográfico e Arquivístico Herbert Caro: um patrimônio a conhecer” e “Arte, Cultura, Memória e Patrimônio: Acervo Tasso Corrêa”. Professora convidada no Atelier Livre de Porto Alegre em 2023. Pesquisadora no Projeto de Digitalização do Acervo Documental do MARGS

GettyImages-591216789_edited.jpg

Marcelo Prates

Doutor em Computação (ênfase em Inteligência Artificial) pela UFRGS, atuando como Cientista de Dados e Engenheiro de Machine Learning no setor privado desde 2019; e como Cientista de dados Sênior na Dataside. Experimenta com Arte Generativa e Programação Criativa desde 2014, interessando-se por simulações, arte generativa abstrata, mathart, sciart, rendering 3D (signed distance functions), impressão 3D, pen-plotters, usos criativos e éticos do machine learning no processo artístico, cartografia, entre outros. Tem buscado fazer divulgação científica sobre IA Generativa e sua relação com direitos autorais.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Amanda Charão

Novo Hamburgo/RS, 1994. Artista visual e mestranda em Poéticas Visuais(PPGAV/UFRGS), é formada no curso de bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante, desde 2017, do grupo de extensão e pesquisa em gravura NAI - Núcleo de Arte Impressa (IA/UFRGS). Investiga as possibilidades da arte impressa, construindo reflexões e observando correlatos entre a linguagem e experiências vivenciais, explorando cruzamentos entre diferentes técnicas e materiais não-convencionais além da gravura tradicional. Trabalha em Porto Alegre/RS no Museu doTrabalho, onde é titular da oficina de xilogravura, e no ateliê Gravura na Tulipa, como instrutora de gravura em metal.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Bruno Segatto

Mestre em História pela UFRGS. Professor de História, Filosofia, Sociologia e Fotografia. Atua como palestrante em instituições culturais de Porto Alegre e produtor de conteúdo de Atualidades, Política e Geopolítica junto ao portal Politize!. Ministra palestras e oficinas de formação para professores da Educação Básica no RS sobre temas das Ciências Humanas. Realiza pesquisas sobre as temáticas da História Cultural da Imprensa e da História Política Latino-americana, sobre as quais possui artigos e capítulos de livro publicados no Brasil, Argentina e Paraguai. Realiza palestras de formação de professores da Educação Básica no RS sobre Ciências Humanas.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Carolina Maróstica

Artista visual, pesquisadora e professora, é doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, e mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes daUniversidade de Lisboa (Portugal). Entre 2023 e 2024, foi pesquisadora visitante na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal), onde realizou sua pesquisa de doutorado-sanduíche. Sua produção artística envolve esculturas,instalações, pinturas e desenhos. Através da transfiguração de materiais sintéticos com forte apelo tátil, propõe em seus trabalhos borrar os limites entre o natural e o artificial. Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, em Portugal e no Uruguai.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Guilherme Leon

Guilherme Leon é artista, pesquisador e gestor cultural. Mestre e bacharel em Artes Visuais pela UFRGS, atua com pintura, desenho, gravura e arte digital com programação. Participou de exposições coletivas como Alguns encontros e algumas derrubadas (2024), Não te fies (2023), Corpórea (2022), Festival Kino Beat (2021), Registro N.3 (2019) e Transitoriedades (2018). É associado fundador da Remanso – Instituto Cultural e, em 2024, foi avaliador de projetos expositivos na Associação Chico Lisboa.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Igor Nascimento

Mestre em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se formou, com láurea acadêmica, na licenciatura em Filosofia. É professor desde 2018, com experiência pré-universitária e em cursos preparatórios, tendo trabalhado em diferentes cursos onlines e presenciais. Tem experiência com pesquisa acadêmica. Foi organizador do projeto Cinema e Filosofia da UFRGS entre 2020 e 2022.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Kai Isaías

é publicitária e mestra em Artes Visuais pela UFRGS. Atuou como gestora de comunicação, pesquisadora, arte-educadora e produtora em instituições como a Bienal do Mercosul, Fundação Iberê, MACRS e Espaço Força e Luz. Sua pesquisa é um mergulho afetivo na interseção entre arte afro-brasileira e o digital. Acredita na importância da educação e na missão de popularizar a arte.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Michel Au Hasard

Michel Au Hasard é artista visual e professor de arte, bacharel e mestre em Artes Visuais pela UFRGS. Sua pesquisa explora o desenho no espaço por meio de peças recortadas em EVA, com humor e potencial lúdico. Investiga esforços sem propósito, o embate entre o tradicional e o inusitado e a animação de objetos com olhos. Realizou exposições individuais e coletivas em instituições como o MAC-RS, Memorial do RS, IEAVi, Paço Municipal, Funarte SP, entre outras. Em 2023 expôs na pequena galeria e, em 2025, apresenta mostra individual no Gaveta Espaço de Arte, Porto Alegre.

bottom of page