top of page

Atividades de formação

Cursos práticos e teóricos

A Remanso mantém em seu calendário anual cursos, oficinas, laboratórios e imersões voltados para a formação e aperfeiçoamento de artistas, teóricos e pessoas interessadas no campo artístico que queiram se aprofundar e expandir o conhecimento. Mais do que momentos de formação e aperfeiçoamento, essas atividades são também espaços de encontro, troca e convivência, fortalecendo a Remanso como um lugar vivo de aprendizagens mútuas. Inscrições pelo link de cada atividade abaixo. Para qualquer atividade, é possível se inscrever na hora — basta chegar com 30 minutos de antecedência. Na intenção de facilitar o acesso ao conhecimento, a Remanso disponibiliza os seguintes cupons de desconto: Para pessoas negras, pardas e dissidentes de gênero 50% de desconto cupom: ACOESAFIRMATIVAS Para universitários 50% de desconto cupom: CUPOMUNIVERSITARIO Para integrantes do grupo de WhatsApp (participe: https://chat.whatsapp.com/EoW3Dnnz78b5wzgQRtv8fL ) 10% de desconto cupom: disponível no grupo

INSCRIÇÕES ABERTAS

  • Curso Livre de Xilogravura
    Curso Livre de Xilogravura
    Aulas todos os sábados das 14h ás 17h.
    No curso livre de xilogravura os alunos vivenciam a prática de ateliê, explorando as possibilidades e características da técnica em seus trabalhos autorais. Ambiente coletivo, orientação individual. Vagas limitadas.
  • Agite antes de usar - Curso completo
    Agite antes de usar - Curso completo
    Agite antes de usar é uma atividade formativa em arte contemporânea com 12 encontros entre maio e julho. Em três módulos, propõe reflexões sobre bienais, crítica de arte e os desafios da profissão artista.
  • Curso Livre de Pintura
    Curso Livre de Pintura
    Este curso introdutório de pintura acrílica oferece quatro encontros práticos, nos quais os participantes terão contato com técnicas e materiais essenciais para começar (ou aprofundar) sua prática em pintura.
  • Curso Livre de Aquarela
    Curso Livre de Aquarela
    Este curso apresenta a cada encontro as possibilidades múltiplas com aquarela, possibilitando com que novas pessoas possam aprender ou, ainda, aperfeiçoar seus repertórios.
  • Curso Livre de Desenho
    Curso Livre de Desenho
    O curso aborda operações do desenho pelo carvão e pelo viés da paisagem. Nele veremos como os elementos que constituem a paisagem podem servir como disparadores sensíveis, estudando através deles questões próprias do desenho como linha, forma, preenchimento, repetição, textura e composição.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

  • Pode o cinema filosofar? com Igor Nascimento
    Pode o cinema filosofar? com Igor Nascimento
    O curso busca indagar sobre a possibilidade de o cinema, essa já tradicional forma de arte, promover questões de natureza filosófica. Ou seja: o cinema filosofa? O cinema promove reflexões sobre quem somos, o que é o conhecimento, o que é certo ou errado, etc.?
  • As primeiras capas de disco na História da Arte, com Joana Alencastro
    As primeiras capas de disco na História da Arte, com Joana Alencastro
    O curso propõe um intensivo de história da arte através das capas de disco de vinil. Será abordado o desenvolvimento desta mídia desde suas origens, até as primeiras capas de disco no final dos anos 30 nos EUA. E Alex Steinweiss, pioneiro desta mídia, receberá enfoque especial.
  • A nação pintada, com Bruno Segatto
    A nação pintada, com Bruno Segatto
    O curso procurará analisar imagens marcantes da cultura visual brasileira produzidas por artistas como Victor Meirelles, Pedro Américo e Tarsila do Amaral para observar, através da história cultural, as representações e ideias de identidade nacional que subjazem nestas imagens.
  • Trajetória artística para artistas em início de formação
    Trajetória artística para artistas em início de formação
    O curso Trajetória artística é uma oportunidade para artistas desenvolverem a capacidade de apresentar o seu trabalho, fazendo-o circular. É um curso em 3 módulos com Adauany Zimovski enfocando potfólio, editais, apresentação e estratégias de circulação do trabalho.
  • Arte, programação e criatividade
    Arte, programação e criatividade
    Desconto para Amigos
    qui., 18 de abr.
    O curso abordará temas relacionados à arte feita com computação e a usos não-convencionais e criativos da programação, incluindo mas não restrito a arte).

NOSSOS DOCENTES

GettyImages-591216789_edited.jpg

Adauany Zimovski

Doutora em Artes Visuais pelo PPG em Artes Visuais da UFRGS, na área de História, Teoria e Crítica de Arte, dentro da linha de pesquisa Imagens, Culturas e Memória. Foi pesquisadora visitante na Columbia University, em Nova York, onde realizou sua pesquisa de doutorado-sanduíche (CAPES-PRINT) entre 2021 e 2022. Durante cinco anos, foi artista integrante e co-gestora do Atelier Subterrânea, onde desenvolveu projetos e diversas atividades como exposições, cursos, palestras e performances. Em Porto Alegre, atua como produtora executiva nos Festivais Cine Esquema Novo e KinoBeat e diversas edições da Bienal de Artes Visuais do Mercosul.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Anna Jonko

Anna Jonko é artista visual e ilustradora natural de Porto Alegre/RS, onde atualmente reside e trabalha. Seu trabalho pessoal é ligado a criação de imagens que brincam principalmente com o desenho, a cor, contrastes, a figura humana e sensações - imagens que possam criar espaços surreais, sonhos e recortes silenciosos para o espectador. Formada pela UFRGS em Artes Visuais - Licenciatura, também atua como professora de desenho e aquarela desde 2010 em espaços culturais, ateliês e instituições de ensino. Faz parte do Estúdio Vinco com outras três artistas e designers de sua cidade.
redes: https://www.behance.net/annajonko / https://www.instagram.com/annajonko

GettyImages-591216789_edited.jpg

Carolina Maróstica

Artista visual, pesquisadora e professora, é doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, e mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes daUniversidade de Lisboa (Portugal). Entre 2023 e 2024, foi pesquisadora visitante na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal), onde realizou sua pesquisa de doutorado-sanduíche. Sua produção artística envolve esculturas,instalações, pinturas e desenhos. Através da transfiguração de materiais sintéticos com forte apelo tátil, propõe em seus trabalhos borrar os limites entre o natural e o artificial. Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, em Portugal e no Uruguai.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Joana Alencastro

Pesquisadora das artes visuais e música. Curadora das exposições “Lory F. - Você vai ser obrigado a me escutar” e “Zênite Rock - A Psicodelay de Plato Divorak”. Bacharela em Biblioteconomia pela FABICO/UFRGS (2004). Trabalhou nos acervos da Cinemateca Capitólio e Otto Desenhos Animados. Graduanda em História da Arte pelo IA/UFRGS, onde atuou nos projetos “Acervo Bibliográfico e Arquivístico Herbert Caro: um patrimônio a conhecer” e “Arte, Cultura, Memória e Patrimônio: Acervo Tasso Corrêa”. Professora convidada no Atelier Livre de Porto Alegre em 2023. Pesquisadora no Projeto de Digitalização do Acervo Documental do MARGS

GettyImages-591216789_edited.jpg

Lennon Macedo

Lennon Macedo é professor e pesquisador. Doutor em Comunicação pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), participa da Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades (APPH), do Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC) e da Rede de Pesquisa Teoria de Cineastas.Laboratorista na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Compõe também o fanzine de crítica de cinema Zinematógrafo e o coletivo de arte gráfica Selo Manada, em Porto Alegre. Investiga atravessamentos entre audiovisualidades contemporâneas, teorias do cinema e semiótica da comunicação.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Marina Rombaldi

Artista transdisciplinar, pesquisadora, arte educadora e produtora cultural. É Mestre e doutoranda no PPGAV/UFRGS, em Poéticas Visuais. Pós-graduada na Especialização em Artes Visuais: Pensamento e Produção Contemporâneos pela UCS. Integra o grupo de pesquisa Poéticas da Participação (UFRGS / CNPq), o Coletivo UN e é Diretora do Departamento Cultural da Associação Riograndense de Artes Plásticas & Visuais Francisco Lisboa. É editora da Revista Valise. Ministrou cursos e oficinas no CDE, MACRS, na Fundação Iberê Camargo, no Programa de Extensão da UCS e na Associação Vacariense Atelier Livre.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Amanda Charão

Novo Hamburgo/RS, 1994. Artista visual e mestranda em Poéticas Visuais(PPGAV/UFRGS), é formada no curso de bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante, desde 2017, do grupo de extensão e pesquisa em gravura NAI - Núcleo de Arte Impressa (IA/UFRGS). Investiga as possibilidades da arte impressa, construindo reflexões e observando correlatos entre a linguagem e experiências vivenciais, explorando cruzamentos entre diferentes técnicas e materiais não-convencionais além da gravura tradicional. Trabalha em Porto Alegre/RS no Museu doTrabalho, onde é titular da oficina de xilogravura, e no ateliê Gravura na Tulipa, como instrutora de gravura em metal.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Bruno Segatto

Mestre em História pela UFRGS. Professor de História, Filosofia, Sociologia e Fotografia. Atua como palestrante em instituições culturais de Porto Alegre e produtor de conteúdo de Atualidades, Política e Geopolítica junto ao portal Politize!. Ministra palestras e oficinas de formação para professores da Educação Básica no RS sobre temas das Ciências Humanas. Realiza pesquisas sobre as temáticas da História Cultural da Imprensa e da História Política Latino-americana, sobre as quais possui artigos e capítulos de livro publicados no Brasil, Argentina e Paraguai. Realiza palestras de formação de professores da Educação Básica no RS sobre Ciências Humanas.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Igor Nascimento

Mestre em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se formou, com láurea acadêmica, na licenciatura em Filosofia. É professor desde 2018, com experiência pré-universitária e em cursos preparatórios, tendo trabalhado em diferentes cursos onlines e presenciais. Tem experiência com pesquisa acadêmica. Foi organizador do projeto Cinema e Filosofia da UFRGS entre 2020 e 2022.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Kai Isaías

é publicitária e mestra em Artes Visuais pela UFRGS. Atuou como gestora de comunicação, pesquisadora, arte-educadora e produtora em instituições como a Bienal do Mercosul, Fundação Iberê, MACRS e Espaço Força e Luz. Sua pesquisa é um mergulho afetivo na interseção entre arte afro-brasileira e o digital. Acredita na importância da educação e na missão de popularizar a arte.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Marcelo Prates

Doutor em Computação (ênfase em Inteligência Artificial) pela UFRGS, atuando como Cientista de Dados e Engenheiro de Machine Learning no setor privado desde 2019; e como Cientista de dados Sênior na Dataside. Experimenta com Arte Generativa e Programação Criativa desde 2014, interessando-se por simulações, arte generativa abstrata, mathart, sciart, rendering 3D (signed distance functions), impressão 3D, pen-plotters, usos criativos e éticos do machine learning no processo artístico, cartografia, entre outros. Tem buscado fazer divulgação científica sobre IA Generativa e sua relação com direitos autorais.

GettyImages-591216789_edited.jpg

Nilton Dondé

Artista visual, arte educador e produtor cultural. Pós-graduado na Especialização em Artes Visuais: Produção e Pensamentos Contemporâneos e Bacharel em Artes Visuais pela UCS. Tem formação complementare no Atelier Livre Xico Stockinger, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) e Uncool Artist. Foi arte educador da Associação Vacariense Atelier Livre. É Diretor do Departamento Cultural da Associação Riograndense de Artes Plásticas & Visuais Francisco Lisboa, membro do Coletivo UN e do Clube de Gravura do Campus 8 da UCS.

bottom of page