

Raízes no Futuro | com Kai Isaias
Data, horário e local
21 de nov. de 2024, 19:00 – 21:00
Porto Alegre, R. Santo Antônio, 366 - Independência, Porto Alegre - RS, 90220-010, Brasil
Sobre o evento
O curso propõe um mergulho na interseção entre a arte digital e a ancestralidade, evidenciando como o digital se torna espaço de resistência e reinvenção de identidades culturais. Exploraremos como artistas negros e indígenas no Brasil ressignificam suas tradições e mitologias, criando narrativas visuais que dialogam com o passado e projetam futuros possíveis. A arte digital, mais do que um meio, torna-se ferramenta de expressão e reconexão com raízes culturais profundas. Obras de artistas como Denilson Baniwa, Loukai, Gabriel Massan, Aline Motta e Sallisa Rosa servirão de base para discutir como a ancestralidade se manifesta no universo digital, passando por questões como memória, espiritualidade e resistência cultural. Esses artistas utilizam animações, realidade virtual, games e outras novas mídias para traduzir histórias, lutas e cosmologias em linguagens que desafiam o olhar e revelam camadas invisíveis das suas culturas.
OBJETIVOS
Compreender a arte digital como espaço de resistência e afirmação cultural para artistas afro-brasileiros e indígenas
Explorar como a ancestralidade se manifesta e é reinterpretada no digital.
Discutir a importância da arte digital na preservação e transformação das identidades culturais.
REFERÊNCIAS
BULHÕES, Maria Amélia. Desafios: arte e internet no brasil. Porto Alegre: Z, 2022.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
KILOMBA, Grada. Descolonizando o conhecimento: uma palestra-performance de Grada Kilomba. Uma Palestra-Performance de Grada Kilomba. 2016. Tradução de Jessica Oliveira. Disponível em: https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2018/05/kilomba-grada-ensinando-a-transgredir.pdf.
MARTINS, Leda Maria. PERFORMANCES DA ORALITURA: CORPO, LUGAR DA MEMÓRIA. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881.
PAIVA, Alessandra Simões. A virada decolonial na arte brasileira. Bauru: Editora Mireveja, 2022.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Mórula Editorial, Rio de Janeiro, 2019.
AGENDA DE AULAS
21 de novembro de 2024
DOCENTE
Kai Isaias é publicitária e mestra em Artes Visuais pela UFRGS. Atuou como gestora de comunicação, pesquisadora, arte-educadora e produtora em instituições como a Bienal do Mercosul, Fundação Iberê, MACRS e Espaço Força e Luz. Sua pesquisa é um mergulho afetivo na interseção entre arte afro-brasileira e o digital. Acredita na importância da educação e na missão de popularizar a arte.