

Poéticas do Plasticeno
Curso com Carolina Marostica investiga a poluição plástica na arte contemporânea, explorando obras e conceitos que misturam natureza e artifício, com foco em práticas poéticas, ecológicas e materiais sintéticos.
Data, horário e local
05 de jun. de 2025, 19:00
Porto Alegre, R. Santo Antônio, 366 - Independência, Porto Alegre - RS, 90220-010, Brasil
Sobre o evento
Poéticas do Plasticeno com Carolina Marostica
O curso Poéticas do Plasticeno propõe uma reflexão crítica sobre a poluição plástica a partir de obras de arte contemporânea. Com condução da artista, pesquisadora e professora Carolina Marostica, o curso parte da arte como lente para pensar os impactos ambientais dos resíduos sintéticos em nosso cotidiano e imaginário.
Durante o encontro, serão analisadas produções de artistas como Kelly Jazvac, Maarten Vanden Eynde, Pinar Yoldas e da própria Carolina Marostica — em especial a obra Nuvem, ninhos (2024), na qual fragmentos coloridos de materiais sintéticos se emaranham em linhas suspensas, evocando desde sacolas presas em galhos até ninhos de pássaros feitos com resíduos plásticos. A instalação também pode remeter a imagens microscópicas de microplásticos presentes nos oceanos e em nossos corpos.
O curso é voltado para pessoas interessadas em arte contemporânea, práticas artísticas ecológicas, questões ambientais e investigações poéticas sobre a matéria.
Sobre a artista
Carolina Marostica (Porto Alegre, 1991) é artista visual, pesquisadora e professora. Doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS e mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, realizou pesquisa de doutorado-sanduíche na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto entre 2023 e 2024.
Sua produção envolve esculturas, instalações, pinturas e desenhos que tensionam as fronteiras entre o natural e o artificial, utilizando materiais sintéticos com forte apelo tátil. Já participou de exposições no Brasil, Portugal e Uruguai, e de residências como o Red Bull Station (2017) e o Pivô (2019), em São Paulo. Em 2019, recebeu o prêmio da Mostra de Arte da Juventude do SESC Ribeirão Preto.