

Pode o cinema filosofar? com Igor Nascimento
O curso busca indagar sobre a possibilidade de o cinema, essa já tradicional forma de arte, promover questões de natureza filosófica. Ou seja: o cinema filosofa? O cinema promove reflexões sobre quem somos, o que é o conhecimento, o que é certo ou errado, etc.?
Data, horário e local
10 de out. de 2024, 19:00 – 21:00
Porto Alegre, R. Santo Antônio, 366 - Independência, Porto Alegre - RS, 90220-010, Brasil
Sobre o evento
Hoje em dia, poucas pessoas discordariam que o cinema foi e é uma das principais artes, sendo responsável por um grande impacto cultural ao redor do mundo. Entretanto, diante das possibilidades do meio cinematográfico, podemos perguntar: pode o cinema filosofar? Isto é, será que os filmes são capazes de promover questões de natureza filosófica — digamos, capaz de nos fazer refletir sobre quem somos, o que é conhecimento, o que é correto, o que existe e assim por diante? O presente curso busca tatear essas perguntas, apresentando aos
inscritos caminhos de resposta.
OBJETIVOS
Introduzir a tese de que o cinema pode ser uma forma de filosofar;
Discutir como alguns autores interpretaram filosoficamente alguns filmes;
Apresentar uma bibliografia básica para cinema e filosofia.
REFERÊNCIAS
CAVELL, Stanley. The World Viewed: reflections on the ontology of film. Enlarged Edition. Cambridge, Massachusetts, London, England: The Belknap Press of Harvard University Press, 1979.
CAVELL, Stanley. Pursuits of Happiness: The Hollywood Comedy of Remarriage. Cambridge, Massachusetts, London, England: The Belknap Press of Harvard University Press, 1984.
TECHIO, Jônadas. Cinema como filosofia? Uma introdução ao debate, e uma análise de Rashomon como caso-teste. Em ________ e WILLIGES, Flavio. Filosofia e Cinema: uma antologia. Pelotas: UFPEL, 2020, pp. 193-239.
DELEUZE, G. Cinema 1: A Imagem-Movimento. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
DELEUZE, G. Cinema 2: A Imagem-Tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2005.
AGENDA DE AULAS
10 de outubro de 2024 (quinta-feira)
DOCENTE
Mestre em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se formou, com láurea acadêmica, na licenciatura em Filosofia. É professor desde 2018, com experiência pré-universitária e em cursos preparatórios, tendo trabalhado em diferentes cursos onlines e presenciais. Tem experiência com pesquisa acadêmica. Foi organizador do projeto Cinema e Filosofia da UFRGS entre 2020 e 2022.