

Bossa Nova & Tropicália
Ministrado por Joana Alencastro, o curso propõe um encontro teórico de História da Arte de 2 horas, organizado como um intensivo de história da arte relacionado à arte das capas de disco da Bossa Nova e da Tropicália.
Data, horário e local
15 de mai. de 2025, 19:00
Porto Alegre, R. Santo Antônio, 366 - Independência, Porto Alegre - RS, 90220-010, Brasil
Sobre o evento
BOSSA NOVA E TROPICÁLIA: CONSTRUÇÃO DA VISUALIDADE SONORA NAS CAPAS DE DISCO DOS ANOS 1960
O curso propõe um encontro teórico de História da Arte de 2 horas, organizado como um intensivo de história da arte relacionado à arte das capas de disco da Bossa Nova e da Tropicália. Desta forma, o curso pretende trabalhar uma identidade brasileira visual através da musicalidade dos anos 1960. O curso dá destaque ao designer da Gravadora Elenco, César Villela e à visualidade tropicalista das capas de disco criadas pelo artista e agitador cultural Rogério Duarte, e na construção da imagem destes movimentos musicais.
Diferenciar e comparar a visualidade das capas de disco de Bossa Nova e da Tropicália;
Analisar e discutir a relação existente entre as artes visuais e a música;
Apresentar a história e bastidores de capas de discos icônicas;
Fornecer repertório visual e teórico sobre a cultura visual relacionada às capas de disco;
Ressaltar a importância da cultura visual relacionada à música na História da Arte Contemporânea.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Fernando dos Santos; FUCHS, Isabela Marques; KAMINSKI, Rosane. A tropicália de Rogério Duarte em “Caetano Veloso” e “Gilberto Gil” (1968). Projética, Londrina, v.9, n.1, p. 69-86, Jan./Jun. 2018.
MONTORE, Marcello. O design da bossa nova: visualidade sonora nas capas de Cesar Villela para a gravadora Elenco. Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 22 | nº. 2 [2014], p. 80 – 97.