

A nação pintada, com Bruno Segatto
O curso procurará analisar imagens marcantes da cultura visual brasileira produzidas por artistas como Victor Meirelles, Pedro Américo e Tarsila do Amaral para observar, através da história cultural, as representações e ideias de identidade nacional que subjazem nestas imagens.
Data, horário e local
25 de set. de 2024, 19:00 – 21:00
Porto Alegre, R. Santo Antônio, 366 - Independência, Porto Alegre - RS, 90220-010, Brasil
Sobre o evento
Ao longo do século XIX, o governo imperial brasileiro investiu na formação e produção de pintores por meio da Academia de Belas Artes. Artistas como Victor Meirelles e Pedro Américo retrataram momentos decisivos da história nacional, como Independência ou Morte. Mais do que exaltação do Estado monárquico, suas pinturas produzidas evidenciam também a representação de uma certa identidade nacional, temática esta que não ficou restrita aos estilos academicista e romântico do século XIX. O tema da identidade nacional retornou com vigor com o Modernismo do século XX, embora com estéticas, ênfases e características diferentes. Nesta atividade, obras icônicas como Batalha do Avaí, Batalha dos Guararapes, Moema e Operários serão analisadas por meio de referenciais teóricos da História Cultural de modo a observar as representações e ideias de identidade nacional nelas subjacentes.
OBJETIVOS
Caracterizar os estilos Academicista, Romântico e Modernista brasileiros;
Contextualizar a produção artística brasileira dos séculos XIX e XX;
Problematizar a relação entre produção artística e política na contemporaneidade.
AGENDA DE AULAS
25.09.2024, das 19h às 21h
LEITURAS INDICADAS
HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismo. Desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. Reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
RANCIÈRE, Jacques. El espectador emancipado. Buenos Aire: Manantial, 2013.
LIMA, Carlos; SCHWARCZ, Lilia; STUMPF, Lúcia. O sequestro da Independência. Uma história da construção do mito do Sete de Setembro. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
SALLES, Ricardo. Nostalgia imperial. Escravidão e formação da identidade nacional no Brasil do Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Ponteio, 2013.
DOCENTE
Bruno Segatto é Mestre em História pela UFRGS. Professor de História, Filosofia, Sociologia, Atualidades e Fotografia. Atua como palestrante em instituições culturais de Porto Alegre e produtor de conteúdo de Atualidades, Política e Geopolítica junto ao portal Politize!. Ministra palestras e oficinas de formação para professores da Educação Básica no Rio Grande do Sul sobre temas das Ciências Humanas. Realiza pesquisas sobre as temáticas da História Cultural da Imprensa e da História Política Latino-americana, sobre as quais possui artigos e capítulos de livro publicados no Brasil, Argentina e Paraguai. Realiza palestras de formação de professores da Educação Básica no Rio Grande do Sul sobre temas das Ciências Humanas.