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  • Remanso

    Redirecionando, aguarde.

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    Redirecionando, aguarde.

  • CURSOS | Remanso

    A Remanso oferece cursos práticos e teóricos sobre arte e cultura. Venha conhecer o nosso trabalho :) ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CURSOS DE PRÁTICA ARTÍSTICA Curso Livre de Cerâmica Mais informações QUERO FAZER! CURSOS TEÓRICOS Não há eventos no momento NOSSOS DOCENTES Adauany Zimovski Doutora em Artes Visuais pelo PPG em Artes Visuais da UFRGS, na área de História, Teoria e Crítica de Arte, dentro da linha de pesquisa Imagens, Culturas e Memória. Foi pesquisadora visitante na Columbia University, em Nova York, onde realizou sua pesquisa de doutorado-sanduíche (CAPES-PRINT) entre 2021 e 2022. Durante cinco anos, foi artista integrante e co-gestora do Atelier Subterrânea, onde desenvolveu projetos e diversas atividades como exposições, cursos, palestras e performances. Em Porto Alegre, atua como produtora executiva nos Festivais Cine Esquema Novo e KinoBeat e diversas edições da Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Anna Jonko Anna Jonko é artista visual e ilustradora natural de Porto Alegre/RS, onde atualmente reside e trabalha. Seu trabalho pessoal é ligado a criação de imagens que brincam principalmente com o desenho, a cor, contrastes, a figura humana e sensações - imagens que possam criar espaços surreais, sonhos e recortes silenciosos para o espectador. Formada pela UFRGS em Artes Visuais - Licenciatura, também atua como professora de desenho e aquarela desde 2010 em espaços culturais, ateliês e instituições de ensino. Faz parte do Estúdio Vinco com outras três artistas e designers de sua cidade. redes: https://www.behance.net/annajonko / https://www.instagram.com/annajonko Camila Elis Camila Elis (Dois Irmãos, 1995) é Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP e Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes/UFRGS. Estudou pintura na UAL (University of the Artes London). Atua como artista e pesquisadora no campo artístico nacional. Ministra cursos de aquarela em seu ateliê desde 2022. Cláudia Hamerski Claudia Hamerski é artista visual, doutora e mestra em Artes Visuais pela UFRGS, onde também se especializou em Pedagogia da Arte e graduou-se em HTCA e Desenho. Integra o grupo de pesquisa Arte & Natureza, com foco em plantas periféricas e nas relações entre lugar, centro e periferia. Sua prática investiga o desenho, materiais e suportes, e as camadas do processo criativo. Atua com arte e ensino em espaços formais e não formais, ministrando cursos e palestras. Saiba mais: www.claudiahamerski.com . Guilherme Mautone É Bacharel, Mestre e Doutor em FIlosofia pela UFRGS, onde também realizou o Pós-doutorado em Filosofia. Pesquisa Filosofia da Arte e Estética, com ênfase em arte contemporânea. Foi Coordenador do Colegiado Setorial de Artes Visuais do RS / Sistema Estadual de Cultura do RS (2021 - 2023). Foi Docente Convidado na CCMQ e no Ateliê Livre Xico Stockinger. Coordena o Comitê Científico do Mapeamento Setorial das Artes Visuais no RS. É Presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas & Visuais Francisco Lisboa e Diretor Cultural no Remanso - Instituto Cultural. Joana Alencastro Pesquisadora das artes visuais e música. Curadora das exposições “Lory F. - Você vai ser obrigado a me escutar” e “Zênite Rock - A Psicodelay de Plato Divorak”. Bacharela em Biblioteconomia pela FABICO/UFRGS (2004). Trabalhou nos acervos da Cinemateca Capitólio e Otto Desenhos Animados. Graduanda em História da Arte pelo IA/UFRGS, onde atuou nos projetos “Acervo Bibliográfico e Arquivístico Herbert Caro: um patrimônio a conhecer” e “Arte, Cultura, Memória e Patrimônio: Acervo Tasso Corrêa”. Professora convidada no Atelier Livre de Porto Alegre em 2023. Pesquisadora no Projeto de Digitalização do Acervo Documental do MARGS Marcelo Prates Doutor em Computação (ênfase em Inteligência Artificial) pela UFRGS, atuando como Cientista de Dados e Engenheiro de Machine Learning no setor privado desde 2019; e como Cientista de dados Sênior na Dataside. Experimenta com Arte Generativa e Programação Criativa desde 2014, interessando-se por simulações, arte generativa abstrata, mathart, sciart, rendering 3D (signed distance functions), impressão 3D, pen-plotters, usos criativos e éticos do machine learning no processo artístico, cartografia, entre outros. Tem buscado fazer divulgação científica sobre IA Generativa e sua relação com direitos autorais. Amanda Charão Novo Hamburgo/RS, 1994. Artista visual e mestranda em Poéticas Visuais(PPGAV/UFRGS), é formada no curso de bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante, desde 2017, do grupo de extensão e pesquisa em gravura NAI - Núcleo de Arte Impressa (IA/UFRGS). Investiga as possibilidades da arte impressa, construindo reflexões e observando correlatos entre a linguagem e experiências vivenciais, explorando cruzamentos entre diferentes técnicas e materiais não-convencionais além da gravura tradicional. Trabalha em Porto Alegre/RS no Museu doTrabalho, onde é titular da oficina de xilogravura, e no ateliê Gravura na Tulipa, como instrutora de gravura em metal. Bruno Segatto Mestre em História pela UFRGS. Professor de História, Filosofia, Sociologia e Fotografia. Atua como palestrante em instituições culturais de Porto Alegre e produtor de conteúdo de Atualidades, Política e Geopolítica junto ao portal Politize!. Ministra palestras e oficinas de formação para professores da Educação Básica no RS sobre temas das Ciências Humanas. Realiza pesquisas sobre as temáticas da História Cultural da Imprensa e da História Política Latino-americana, sobre as quais possui artigos e capítulos de livro publicados no Brasil, Argentina e Paraguai. Realiza palestras de formação de professores da Educação Básica no RS sobre Ciências Humanas. Carolina Maróstica Artista visual, pesquisadora e professora, é doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, e mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes daUniversidade de Lisboa (Portugal). Entre 2023 e 2024, foi pesquisadora visitante na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal), onde realizou sua pesquisa de doutorado-sanduíche. Sua produção artística envolve esculturas,instalações, pinturas e desenhos. Através da transfiguração de materiais sintéticos com forte apelo tátil, propõe em seus trabalhos borrar os limites entre o natural e o artificial. Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, em Portugal e no Uruguai. Guilherme Leon Guilherme Leon é artista, pesquisador e gestor cultural. Mestre e bacharel em Artes Visuais pela UFRGS, atua com pintura, desenho, gravura e arte digital com programação. Participou de exposições coletivas como Alguns encontros e algumas derrubadas (2024), Não te fies (2023), Corpórea (2022), Festival Kino Beat (2021), Registro N.3 (2019) e Transitoriedades (2018). É associado fundador da Remanso – Instituto Cultural e, em 2024, foi avaliador de projetos expositivos na Associação Chico Lisboa. Igor Nascimento Mestre em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se formou, com láurea acadêmica, na licenciatura em Filosofia. É professor desde 2018, com experiência pré-universitária e em cursos preparatórios, tendo trabalhado em diferentes cursos onlines e presenciais. Tem experiência com pesquisa acadêmica. Foi organizador do projeto Cinema e Filosofia da UFRGS entre 2020 e 2022. Kai Isaías é publicitária e mestra em Artes Visuais pela UFRGS. Atuou como gestora de comunicação, pesquisadora, arte-educadora e produtora em instituições como a Bienal do Mercosul, Fundação Iberê, MACRS e Espaço Força e Luz. Sua pesquisa é um mergulho afetivo na interseção entre arte afro-brasileira e o digital. Acredita na importância da educação e na missão de popularizar a arte. Michel Au Hasard Michel Au Hasard é artista visual e professor de arte, bacharel e mestre em Artes Visuais pela UFRGS. Sua pesquisa explora o desenho no espaço por meio de peças recortadas em EVA, com humor e potencial lúdico. Investiga esforços sem propósito, o embate entre o tradicional e o inusitado e a animação de objetos com olhos. Realizou exposições individuais e coletivas em instituições como o MAC-RS, Memorial do RS, IEAVi, Paço Municipal, Funarte SP, entre outras. Em 2023 expôs na pequena galeria e, em 2025, apresenta mostra individual no Gaveta Espaço de Arte, Porto Alegre.

  • EMERGÊNCIA CLIMÁTICA | Remanso

    A Remanso irá conceder, de modo temporário e gratuito, seus próprios espaços para acolher iniciativas que foram diretamente impactadas pelas chuvas e enchentes. Formulário de inscrição Planilha com horários Orientações de uso Descrição dos espaços Plantas baixas Orientações de uso e convivência A Remanso preza por ser um espaço para encontros e trocas. Por isso, é essencial que colaboremos juntes para a manutenção de um espaço de solidariedade, colaboração e respeito. Os espaços devem ser mantidos limpos e organizados, pois as salas são compartilhadas e poderão ser utilizadas por outras pessoas depois de você. Procure utilizar os espaços de modo consciente, cuidando com o barulho, a manutenção e organização do espaço, respeitando os demais ocupantes. A Remanso fica numa área sobretudo residencial, razão pela qual é importante que atentemos ao excesso de barulho. Se você tiver dúvidas sobre o uso dos espaços, procure a Direção da Remanso! Estaremos sempre disponíveis para ajudar com tudo que estiver ao nosso alcance. Sala tuco-tuco Localizada no 3º pavimento da Remanso Sala de 21m², em formato quadrado, com porta de acesso com tranca Sacada Aparador de apoio, 25 cadeiras estofadas, 1 poltrona, cortinas Sistema de projeção e sonorização Iluminação geral, 1 abajur e tomadas Ar condicionado Piso de tacos de madeira Forro de gesso Sala quero-quero Localizada no 3º pavimento da Remanso Sala de 15m², em formato retangular, com porta de acesso com tranca. 2 aparadores grandes que se transformam em mesa de trabalho coletiva, 15 cadeiras estofadas, 1 poltrona, cortinas Iluminação geral, 1 abajur e tomadas Ar condicionado Piso de tacos de madeira Forro de gesso Auditório Localizado no 2º pavimento da Remanso Uma sala de 38m², em formato retangular, com portas de acesso e trancas Acesso pelo Espaço Expositivo ou pelo Jardim (subida da rampa) Aparador de apoio, 35 cadeiras estofadas, duas poltronas e sistema de cortinas ao redor da sala Sistema de iluminação, sonorização, tomadas Ar condicionado Piso vinílico Copa coletiva A Remanso conta com uma copa coletiva no 3º andar. Nela você encontrará utensílios de uso comum e alguns insumos Conforme usar, procure manter o espaço limpo e organizado Ao utilizar o frigobar para alocar alimentos, procure identificá-los Evite desperdiçar água, sobretudo neste momento Jardim Espaço vasto para atividades diversas, conta com canteiros e pavimentos em concreto pigmentado Sistema de iluminação Acesso para a rua / externo à Remanso Biblioteca / Sala de leitura Localizada no 3º pavimento da Remanso Sala de 7m², em formato quadrado, sem porta de acesso e livre para a circulação (corredor) do pavimento Mesa central, em formato redondo, com 4 - 5 cadeiras estofadas, 1 estante de livros grande, 1 cortina Piso de porcelanato cimentício Sistema de iluminação e forro de gesso Tomadas Ar condicionado Plantas baixas Segundo pavimento Terceiro pavimento Voltar para o topo

  • Edital PCA25 | Remanso

    Inscrição para artistas em início de trajetória receberem bolsa e um espaço de trabalho. Chamada aberta para o Programa de Concessão de Ateliê. Topo da Página Introdução 1. DO INSTITUTO 2. DO OBJETO 3. CRONOGRAMA 4. ELEGIBILIDADE 5. PROCESSO 6. HABILITAÇÃO 7. SELEÇÃO 8. RESULTADO 9. CONTRAPARTIDAS REMANSO 10. CONTRAPARTIDAS ARTISTAS 11. ANUÊNCIA 12. CASOS OMISSOS EIXO OCUPAÇÃO Edital PCA 25 #1 > Chamada aberta para o Programa de Concessão de Ateliê RESULTADO FINAL CANDIDATE NOTA FINAL Selecionade para Vaga #1 Laura Moreira 9,56 Suplentes para Vaga #1 Henrique Pasqual Santos 9,22 Henrique Fagundes 9,21 Tintas Dener 8,54 Selecionade para Vaga #2 Catarina de Lima Dias 9,70 Suplentes para Vaga #2 Amanda Charão 9,60 Nathália Striebel 9,29 Léo de Melo Monteiro 9,26 Resultado final CRONOGRAMA Publicação do edital | 30.08.2024 Período de inscrições | 02.09.2024 - 09.10.2024 Live de tira-dúvidas | 16.09.2024 Atendimento presencial para sanar dúvidas e dificuldades | 24.09.2024 Habilitação de inscrições | 10.10.2024 - 11.10.2024 Período de Seleção | 11.10.2024 - 29.11.2024 > Etapa da Comissão de Avaliação | 11.10.2024 - 01.11.2024 > Divulgação de candidates selecionades para entrevista | 04.11.2024 > Etapa de Entrevistas | 11.11.2024 - 22.11.2024 > Apuração do Resultado Final | 25.11.2024 - 29.11.2024 Divulgação de Resultados | 02.12.2024 Período da concessão | Janeiro - Junho de 2025 Bolsa | R$1.000,00 (de janeiro - junho de 2025) Auxílio de custo | R$1.000,00 (1 x em janeiro de 2025) Formulário de aplicação | remanso.org.br/formulariopca25 Canal de atendimento | editais@remanso.org.br RESULTADOS DAS ETAPAS INTERMEDIÁRIAS Etapa de Habilitação Horários e links para entrevistas ANEXOS DO EDITAL Declaração Étnico Racial Planta baixa do ateliê Política de tratamento de dados pessoais Projeto de Ocupação do Ateliê (modelo) Edital Completo em PDF 1. DO INSTITUTO O Remanso - Instituto Cultural, CNPJ 50.317.599/0001-60, é um instituto cultural sem fins lucrativos, comprometido com a ampliação do acesso à cultura e às artes visuais através da: (i) concessão gratuita de ateliês para artistas em formação e/ou no início de suas trajetórias artísticas, (ii) concessão de bolsas de fomento à produção de arte, (iii) residências artísticas, (iv) realização de exposições e propostas de intervenção artística, (v) cursos e (vi) atividades em arte-educação. O horário de funcionamento da administração do instituto é de segunda a sexta, das 9h00 às 17h00. O horário de visitação é de terça a sexta, das 09h às 17h00. Também abrimos no segundo (2º) e quarto (4º) sábados de cada mês, das 11h00 às 17h00. Você pode saber mais sobre nós em remanso.org.br ou em instagram.com/remanso.br . 2. DO OBJETO DESTA CHAMADA A presente chamada estipula as condições para a solicitação de ingresso no Programa de Concessão de Ateliê da Remanso, cujos objetivos culturais são: > Fomento à cultura no RS. > Fomento às artes visuais no RS. > Incentivo à produção artística contemporânea. > Incentivo à difusão das práticas de produção de cultura e artes visuais. > Ampliação do acesso aos espaços de produção artística para artistas ou coletivos em início de trajetória. > Popularização das trajetórias e carreiras artísticas, bem como do papel social desempenhado por artistas na sociedade brasileira. É objeto desta chamada: > A concessão gratuita de espaços de trabalho (ateliê) durante um período de seis (06) meses. > O pagamento de uma bolsa de fomento à produção artística no valor total de R$ 6.000 (seis mil reais), pagos mensalmente de janeiro a junho de 2025. > Ajuda de custo para aquisição de materiais e insumos artísticos no valor de R$ 1.000 (mil reais), acertada em apenas uma vez entre janeiro e junho de 2025. > Vale transporte, calculado com base na assiduidade e presença. > Gratuidade em atividades institucionais como, por exemplo, cursos, oficinas, etc. Esta chamada é destinada para: > Artistas atuantes no campo da arte ou da cultura de modo geral. > Brasileires ou estrangeires que residam atualmente na cidade de Porto Alegre (RS) ou em sua região metropolitana (Região Funcional 1 do RS). > Artistas com interesse em desenvolver e aperfeiçoar suas pesquisas em Artes Visuais. > E, sobretudo, artistas que não dispõem de espaços formais de produção artística (isto é, ateliês). Para esta chamada, a Remanso selecionará dois (02) artistas, concedendo-lhes gratuitamente ateliê durante o período de seis (06) meses. Há, excepcionalmente, a possibilidade de prorrogação da concessão por igual período, totalizando um (01) ano no programa, cuja contrapartida por parte de artista selecionade é a realização de uma exposição individual, com dotação orçamentária própria. Parágrafo único . A excepcionalidade dessa renovação fica à critério da Diretoria Cultural, mediante a avaliação de um conjunto de elementos como, por exemplo: presença e assiduidade no programa; participação, engajamento e protagonismo nas atividades institucionais; demonstração de condutas pessoais compatíveis com os princípios e o funcionamento institucional; evidenciação de participação em exposições coletivas não vinculadas à Remanso; evidenciação de desdobramentos inéditos de pesquisas artísticas e poéticas já em curso. 3. DO CRONOGRAMA O processo de seleção das aplicações se divide basicamente em quatro (04) etapas: > Etapa 1 , análise e habilitação da documentação enviada pelo formulário de aplicação de modo a garantir a sua adequada apreciação. > Etapa 2 , avaliação da documentação no mérito, de acordo com baremas aqui estipulados, por uma Comissão de Avaliação especificamente instituída para este certame. > Etapa 3 , entrevista virtual com pleiteantes desta chamada pública; avaliação das entrevistas. > Etapa 4 , apuração final e aplicação de sistema de cotas garantindo a reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e oriundas de Escola Pública. A observância do cronograma e suas datas é de inteira responsabilidade de pleiteantes. Solicitações interpostas a título de recurso fora dos prazos descritos por este cronograma serão desconsideradas. Mudanças no cronograma deste certame serão comunicadas com antecedência através da página remanso.org.br , usualmente com algum aviso em nossas mídias sociais, especialmente Instagram e Facebook. 4. DA ELEGIBILIDADE Estão elegíveis a pleitear ingresso no Programa de Concessão de Ateliê da Remanso: > Artistas em início de trajetória, isto é: pessoas com comprovada e continuada atividade artística há, pelo menos, dois (02) anos e por, no máximo, dez (10) anos. Por atividade artística, entende-se a produção contínua da arte através das distintas linguagens, suportes, práticas ou processos abarcados pela arte contemporânea e a consequente experimentação da expressão, da criação simbólica e do pensamento crítico por meio de tais linguagens, suportes, práticas ou processos. > Pessoas que não possuem espaços formais de produção de arte (ateliês) compatíveis com o desenvolvimento e a manutenção de suas atividades artísticas. > Pessoas que, no instante da inscrição, comprovem residência no município de Porto Alegre ou nos municípios da Região Metropolitana, abarcada pela Região Funcional 1 (RF 1) do Rio Grande do Sul. > Coletivos artísticos poderão aplicar solicitações. Mas o formulário de aplicação deverá ser preenchido apenas por uma (01) pessoa representante do coletivo; que deverá estar presente na entrevista. O não comparecimento de representante em qualquer uma das etapas implicará a desclassificação do coletivo. Estão excluídos deste certame coletivos artísticos formados por mais de quatro (04) pessoas por razões de infraestrutura institucional. E é necessário que o nome de todes integrantes do coletivo seja explicitamente informado no Portfólio e no Currículo. > Artistas com trajetória consolidada ou legitimada não são o foco deste certame. > Pessoas que tenham (i) lido esta chamada; (ii) aplicado a solicitação de modo adequado, completo e válido; e que (iii) confirmem ser os portadores dos direitos autorais da solicitação enviada, bem como de todos os demais elementos que a consolidam; aceitando, portanto, as condições aqui estipuladas. 5. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO Pleiteantes deverão preencher de modo completo e adequado o formulário de aplicação até às 23h59 do dia 02.10.2024. As aplicações fora deste período serão desconsideradas. O formulário de aplicação se encontra presente no seguinte link: > remanso.org.br/formulariopca25 O preenchimento do formulário exige a anexação obrigatória de cinco (05) documentos discriminados a seguir: > Um (01) arquivo em formato PDF com digitalização frente e verso do documento de identificação com CPF, ou da CNH. Se for estrangeiro, do passaporte com número e foto. Estes documentos devem ser válidos perante o poder público e estar devidamente atualizados, respeitados os prazos de validade nacionais. No caso de coletivos artísticos, apenas os documentos de pleiteante que o representa deverão ser enviados. > Um (01) arquivo em formato PDF contendo comprovante de residência atualizado (conta de luz, serviços, bancos); ou, na inexistência do referido comprovante em nome e titularidade de pleiteante, valerá uma declaração de residência com outrem, assinada e acompanhada de respectivo comprovante de residência da pessoa com quem reside. > Um (01) arquivo em formato PDF com no máximo quinze (15) páginas e com no máximo 10MB contendo o Portfólio, contendo respectiva Minibio e CV Resumido. O Portfólio poderá conter tanto imagens de obras prontas, quanto croquis, esquemas ou planos para trabalhos idealizados mas ainda não iniciados ou finalizados. Caso pleiteante queira incluir outros materiais como, por exemplo, ensaios ou textos seus e/ou de terceiros, poderá fazê-lo respeitando o limite das quinze (15) páginas. Ademais, as imagens do portfólio deverão estar em excelente resolução, facultando uma apreciação adequada da produção artística. No caso de coletivos artísticos, o Portfólio deverá apresentar imagens da produção artística colaborativa, configurando de fato a inscrição de um coletivo. > Um (01) arquivo em formato PDF com no máximo três (3) páginas e com no máximo 10MB contendo um Projeto de Ocupação do Ateliê. Este documento deverá apresentar na primeira página uma descrição breve do que se pretende desenvolver artisticamente durante o período de concessão do ateliê; na segunda página uma descrição breve de duas (02) atividades educativas que contemplem público-alvo, metodologia (como será realizada a atividade) e materiais utilizados; e na terceira página, uma lista ou tabela de insumos, materiais e serviços com valores estimados para os quais se pretende utilizar a ajuda de custo de R$1.000. Um modelo deste documento segue em anexo a este edital. O Projeto de Ocupação do Ateliê deve ser redigido considerando-se as ações apresentadas no item 10 deste edital, Das contrapartidas de artistas em concessão, que deve ser lido atentamente. > Um (01) arquivo em formato PDF com, no máximo, uma (01) página contendo uma Carta de Intenções escrita por pleiteante. Esta deverá indicar explicitamente como a participação no Programa de Concessão de Ateliê da Remanso impactará a produção artística de pleiteante, indicando, preferencialmente, possíveis caminhos de desenvolvimento da pesquisa e produção poéticas. Candidates que pretendem concorrer dentro do sistema de reserva de vagas da vaga 1 (pessoas autodeclaradas negras, pardas ou indígenas) e da vaga 2 (pessoas autodeclaradas LGBTQIAPN+; ou negras, pardas ou indígenas; ou oriundas de escola pública) deverão anexar: > Um (arquivo) em formato PDF contendo Declaração Étnico Racial devidamente assinada pela plataforma GOV.BR; o modelo deste documento se encontra anexado a este certame. Candidates que pretendem concorrer dentro da aplicação de reserva de vagas da segunda vaga (pessoas autodeclaradas LGBTQIAPN+; ou negras, pardas ou indígenas; ou oriundas de escola pública), deverão anexar: > Um (01) arquivo em formato PDF com digitalização do certificado de conclusão do ensino médio, cursado integralmente em escola pública, assinado e carimbado ou com assinatura eletrônica/digital ou com autenticação eletrônica/digital, pela instituição seja na modalidade de ensino Regular ou EJA (Educação de Jovens e Adultos), reconhecidos pelo órgão público competente. Não são consideradas públicas as escolas comunitárias, filantrópicas, confessionais, particulares ou pertencentes ao Sistema S (Sesc, Senai, Sesi e Senac), independentemente de sua gratuidade ou da percepção de bolsa de estudos, ainda que custeadas pelo Poder Público. A ausência de um dos documentos indicados acima ocasionará a não habilitação de pleiteante e, consequentemente, a desconsideração da aplicação. Para nenhum dos documentos é necessária autenticação em cartório. Arquivos enviados por links de Dropbox, Google Drive, WeTransfer ou plataformas similares não serão considerados e a aplicação será recusada. Cada pleiteante deve preencher apenas uma (01) vez o formulário de aplicação. Caso mais de uma versão seja enviada, então apenas o último envio será considerado. Pleiteantes são inteiramente responsáveis pelos dados e informações enviados, bem como pelas obrigações assumidas no envio. Dificuldades no preenchimento, pedidos de ajuda ou eventuais problemas técnicos com formulários poderão ser informados pelo e-mail editais@remanso.org.br ; e a expectativa de atendimento deve respeitar o prazo de, no máximo, um (01) dia útil de retorno. 6. DA HABILITAÇÃO A habilitação das inscrições é um processo formal, sem avaliação de mérito, que procura conferir as informações submetidas por pleiteantes, considerando-as adequadas ou inadequadas frente aos requisitos editalícios aqui descritos. A etapa inicia no dia 03.10.2024 e se encerra no dia 04.10.2024, com a divulgação da listagem formalizando habilitades e não habilitades; portanto, oficializando o encerramento desta etapa. Os pleiteantes passarão a ser considerades como candidates do certame depois de habilitades. 7. DA SELEÇÃO A seleção de candidates será realizada em duas (02) etapas. Na primeira (1ª) etapa, candidates terão a documentação avaliada por uma Comissão de Avaliação; estarão sob avaliação da comissão o Portfólio (junto da Minibio e CV Resumido) e a Carta de Intenção enviadas. A etapa inicia no dia 04.10.2024 e se encerra no dia 25.10.2024. A divulgação dos candidates selecionades nesta etapa será no dia 28.10.2024. Passarão para a etapa de entrevistas no máximo trinta (30) candidates, ordenades por suas respectivas notas e respeitados os seguintes limites a fim de promover a garantia da reserva de vagas: > Até, no máximo, 15 pessoas autodeclaradas negras, pardas ou indígenas para a Vaga 1; > Até, no máximo, 15 pessoas autodeclaradas LGBTQIAPN+; ou autodeclaradas negras, pardas ou indígenas; ou oriundas de escola pública; para a Vaga 2. Parágrafo único . Diante da inexistência de candidates dentro do sistema de reserva de vagas acima descrito para a Vaga 1, as vagas remanescentes passam automaticamente para o sistema de reserva de vagas acima descrito para a Vaga 2; ademais, diante da inexistência de candidates dentro de ambos sistemas de reserva de vagas, as vagas remanescentes serão preenchidas de modo universal, seguindo a ordenação de notas finais. No caso de coletivos artísticos, concorrerão à reserva de vagas apenas aqueles que demonstrarem que 50% ou mais de seus integrantes são pessoas autodeclaradas negras, pardas ou indígenas. Na segunda (2ª) etapa, candidates que obtiveram média de nota superior a seis (06) e que estão entre os trinta (30) candidates priorizados de acordo com a proporção descrita acima passarão para etapa de entrevistas. Ela será realizada pela Diretoria da Remanso com o objetivo de avaliar o Projeto de Ocupação do Ateliê e ponderar aspectos sociais e de convivência imprescindíveis para o bom aproveitamento do programa. A etapa inicia no dia 04.11.2024 e se encerra no dia 14.11.2024. Finalizadas as etapas de avaliação e entrevistas, a apuração do resultado final inicia no dia 18.11.2024 e se encerra no dia 22.11.2024. 7. 1. Da Comissão de Avaliação A Comissão de Avaliação será instituída pela Diretoria da Remanso exclusivamente para a finalidade deste certame e poderão atuar membros do Comitê Curatorial ou agentes externos, indicados pela própria Diretoria, pelo Comitê Curatorial ou pelo Conselho Consultivo do instituto. E será condição necessária para a atuação na Comissão de Avaliação: > Formação e/ou experiência profissionais compatíveis com as atividades estabelecidas pelos objetivos culturais e objetos deste edital. > Comprovada atuação cultural, sobretudo no campo das artes visuais. > Trajetória e reputação profissionais ilibadas. A Diretoria afastará da Comissão de Avaliação aqueles membros que evidenciarem parcialidade em relação às avaliações, especialmente na medida em que não sejam respeitados os critérios e baremas estabelecidos através deste edital para o certame. A Comissão de Avaliação será composta por três membros: > Pela Coordenação do Comitê Curatorial da Remanso; > Um (1) membro apontado pelo Conselho Consultivo da Remanso, junto de um (1) suplente; > Um (1) membro apontado pela Diretoria da Remanso, junto de um (1) suplente. Os nomes dos membros da Comissão de Avaliação e seus respectivos suplentes serão anunciados até dia 04.10.2024 pelo site da Remanso. Os trabalhos da Comissão de Avaliação serão remunerados pela Remanso. 7. 2. Avaliação pela Comissão de Avaliação Esta etapa se configura como a primeira (1ª) etapa da seleção e procura determinar, a partir do mérito, uma pontuação geral para cada candidate. Serão atribuídas três (03) notas, por três (03) avaliadores diferentes, sendo a nota final desta etapa uma média simples entre as três, considerados os diferentes pesos; e sendo esta média utilizada apenas e exclusivamente para determinar trinta (30) candidates que serão entrevistades na próxima etapa. Esta listagem será divulgada pelo site da Remanso, e também por e-mail, e será uma listagem em ordem alfabética, sem a indicação de notas parciais. Para a atribuição das notas, avaliadores utilizarão os seguintes baremas, com possibilidade de notas quebradas, a seu critério: As notas de cada avaliador serão calculadas de acordo com a seguinte fórmula: COMPOSIÇÃO DA NOTA INDIVIDUAL DE CADA AVALIADOR Nota Avaliador = (Critério i x Peso i + Critério ii x Peso ii + Critério iii x Peso iii + Critério iv x Peso iv) / 10 E as notas atribuídas para cada candidate serão calculadas de acordo com a seguinte fórmula: DETERMINAÇÃO DA MÉDIA SIMPLES ENTRE AVALIADORES Nota Média = (Avaliador 1 + Avaliador 2 + Avaliador 3) / 3 Ao final da primeira etapa do processo de seleção, cada candidate terá, portanto, uma nota de zero (0) a dez (10), resultado da média simples das notas atribuídas por cada um dos três (03) avaliadores. Esta nota será considerada uma média parcial com o objetivo de determinar apenas trinta (30) candidates que passam para a etapa de entrevistas. A nota média seis (06) será considerada como nota de corte do certame. Cada um dos três (03) avaliadores irá emitir pareceres avaliativos sobre a documentação enviada por candidates, considerando caráter pedagógico e de aprimoramento profissional desta devolutiva. Candidates devem compreender as notas e os pareceres emitidos enquanto opiniões profissionais embasadas pela trajetória e experiência de cada um dos avaliadores; e, por esta razão, sempre parciais em relação ao material ora apresentado. Nesse sentido, os pareceres não são pareceres absolutos, nem opiniões finais sobre cada candidate e sobre o que foi apresentado; mas apreciações pontuais. Dado que serão emitidos pareceres, não serão aceitos recursos da parte de candidates sob nenhuma hipótese, muito menos para majorar notas finais, mudando assim o resultado do certame. Consideradas as notas finais da primeira etapa conforme sistema de baremas, médias e fórmulas acima descritas, será constituída a listagem de até trinta (30) candidates que será encaminhada para a Diretoria da Remanso que, consequentemente, realizará a segunda etapa do processo de seleção, a saber, as entrevistas. Na segunda etapa, candidates que obtiveram média de nota superior a seis (06) e que estão entre os trinta (30) candidates priorizades de acordo com a proporção descrita participarão das entrevistas. A listagem de até trinta (30) candidates aprovades para entrevista, listados em ordem alfabética, com respectivas datas, horários de entrevistas e link de webconferência pela plataforma GoogleMeet, será divulgada no site da Remanso. 7. 3. Entrevista pela Diretoria As entrevistas serão conduzidas pela Diretoria Cultural e pela Coordenação Educativa da Remanso. Esta etapa inicia no dia 04.11.2024 e se encerra no dia 14.11.2024. As entrevistas serão realizadas de modo online, através da plataforma de videoconferência GoogleMeet. A agenda de entrevistas será estipulada pela Diretoria Cultural e deverá ser respeitada por candidates. Eventuais atrasos no comparecimento em entrevistas acarretará na desclassificação de candidates, sem direito à recurso. Parágrafo único. A Diretoria considerará como um ‘atraso', dez (10) minutos corridos a partir do horário exato marcado para cada entrevista. O não comparecimento de candidates igualmente acarretará desclassificação do certame. Eventuais problemas técnicos ou de oscilação de internet por parte de candidates serão avaliados pela Diretoria durante a etapa de entrevistas, podendo acarretar a suspensão da entrevista, remanejamento de horário, reagendamento ou, em casos mais graves, desclassificação. As entrevistas avaliarão, sobretudo, o Projeto de Ocupação do Ateliê, procurando avaliar: > a consistência da proposta em comparação com o Portfólio e a produção poética já realizada por candidate; > a exequibilidade da proposta artística e seu respectivo orçamento, bem como das atividades educativas; > clareza e qualidade geral da proposta. E, de modo geral, as entrevistas têm o objetivo de criar uma oportunidade para candidates comentarem sobre: > seu trabalho de arte, pesquisas, processos poéticos, referências e interesses artísticos > sonhos, desejos e planos para o futuro dentro do campo da arte > questões sobre convivência institucional e disponibilidade > participação em ações culturais > objetivos gerais em relação à produção artística pessoal durante o período do programa No caso de um coletivo, o representante do coletivo responsável pela inscrição deverá, necessariamente, estar presente; e nos casos em que os demais membros do coletivo estejam presentes, serão consideradas e avaliadas a organização interna do coletivo e o grau de compartilhamento de funções, responsabilidades e competências, sobretudo ao responder as perguntas. A Diretoria Cultural e a Coordenação Educativa da Remanso redigirão um parecer que acompanhará a Nota da Entrevista, que não será disponibilizado a candidates, mas servirá apenas para dirimir eventuais dúvidas quanto a avaliação. A etapa de entrevistas irá atribuir uma nota de zero (0) a dez (10) para cada candidate. 7. 4. Da nota final do certame A Nota da Entrevista será composta com cada uma das notas dos três (03) avaliadores da etapa anterior, gerando, portanto, uma média simples das quatro (04) notas, considerada, portanto, a nota final do certame; abaixo segue a fórmula que explicita isto, sendo uma média entre quatro (04) notas: COMPOSIÇÃO DA NOTA FINAL DO CERTAME Nota final = ((avaliador 1 + avaliador 2 + avaliador 3 + entrevista) / 4) Depois da etapa de entrevistas, candidates receberão uma nota final, pela qual serão ordenades. A partir deste ordenamento, será aplicado novamente o sistema de reserva de vagas, da seguinte forma: > Uma (01) vaga será reservada para pessoas autodeclaradas negras, pardas ou indígenas para Vaga 1; > Uma (01) vaga será reservada para pessoas autodeclaradas LGBTQIAPN+; ou autodeclaradas negras, pardas ou indígenas; ou oriundas de escola pública; para Vaga 2. Parágrafo único . Diante da inexistência de candidates dentro do sistema de reserva de vagas acima descrito para a Vaga 1, as vagas remanescentes passam automaticamente para o sistema de reserva de vagas acima descrito para a Vaga 2; ademais, diante da inexistência de candidates dentro de ambos sistemas de reserva de vagas, as vagas remanescentes serão preenchidas de modo universal, seguindo a ordenação de notas finais. > Serão selecionades seis (06) suplentes neste certame, que corresponderão a três (03) suplentes para cada vaga, de acordo com a nota final, seguindo a mesma aplicação do sistema de cotas descrito acima. > Na ocasião de ‘empates’, dar-se-á preferência para candidate que realizou sua inscrição primeiro neste certame. 8. DO RESULTADO Com o encerramento da etapa de entrevistas, a Remanso divulgará a listagem de candidates selecionades para o Programa de Concessão de Ateliê, junto de uma listagem de até três (03) suplentes para cada vaga. Esta listagem conterá as Notas Finais de candidates, respectivamente ordenades. O resultado final será anunciado nas mídias sociais do instituto e também em seu site oficial (remanso.org.br/ ) no dia 25.11.2024. Ao final do processo, depois de divulgado o resultado final, todes candidates receberão, através do e-mail cadastrado no formulário de inscrição, os pareceres emitidos pela Comissão de Avaliação. Candidates selecionades para o Programa de Concessão de Ateliê serão contatados por e-mail ou por ligação telefônica, considerando as informações disponibilizadas pelos mesmos no formulário de aplicação. Caso candidates selecionades não respondam o contato da Remanso, confirmando participação no programa em até quarenta e oito (48) horas da primeira tentativa de contato, então serão desconsiderados e substituídos por candidate subsequente da listagem de suplentes. A listagem de suplentes passará a ser convocada sempre em casos de ausência da confirmação de interesse ou em eventuais impossibilidades da parte de candidates selecionades. Sempre que a listagem de suplentes for ativada para o chamamento das suplências, candidate anterior desconsiderado será comunicado por e-mail, formalizando-se o processo. Candidates selecionades autorizam ter seus nomes divulgados pela Remanso em suas mídias sociais. Todas as comunicações relacionadas aos termos deste edital deverão ser encaminhadas exclusivamente para editais@remanso.org.br , que é o canal oficial de atendimento, esclarecimento de dúvidas, interposição de recursos, etc. Tentativas de comunicação por outros canais não serão atendidas. 9. DAS CONTRAPARTIDAS DA REMANSO PARA ARTISTAS Durante todo o período de concessão de ateliê, artistas receberão uma bolsa no valor de mil reais (R$ 1.000,00) ao mês, quitados até o quinto dia útil de cada mês; exceto o pagamento da primeira cota de bolsa que será paga no primeiro dia da concessão; totalizando o valor de seis mil reais (R$ 6.000,00). A Remanso disponibilizará um valor adicional de mil reais (R$ 1.000,00) em uma (01) vez no início do ciclo, a título de ajuda de custo para o desenvolvimento de projetos e aquisição de materiais e insumos artísticos. A ajuda de custo será liberada a partir de um plano de utilização destes recursos, previamente aprovado junto da Diretoria Cultural, e da emissão das notas fiscais dos insumos adquiridos e dos serviços contratados com esse valor. A operacionalização dessas contratações será realizada pela Remanso diretamente com os fornecedores. O plano de utilização da ajuda de custo poderá ser revisitado a partir de reuniões de acompanhamento com a Diretoria Cultural da Remanso antes de ser executado. O valor da ajuda de custo estará disponível para utilização a partir do pagamento da primeira cota de bolsa, no primeiro dia da concessão. Além disso, artistas selecionades receberão um valor correspondente a vale-transporte. Esse valor será pago no início do mês e corresponderá a duas (02) passagens de ida e duas (02) passagens de volta, em vinte (20) dias no mês, totalizando oitenta (80) passagens no mês. No primeiro mês de concessão de ateliê, esse valor será pago integralmente. Nos meses subsequentes, esse valor será pago na proporção entre os dias de uso do ateliê e os dias totais disponibilizados para uso naquele mês. O vale-transporte será pago através de um cartão TRI. Razão pela qual é imprescindível que artistas selecionades estejam de posse deste documento atualizado e disponível para créditos em vale-transporte. Não é necessário que artistas do Programa de Concessão de Ateliê da Remanso apresentem notas fiscais sobre os gastos com o valor de suas bolsas de fomento à produção artística. Ao longo da concessão, artistas poderão utilizar o Ateliê Coletivo da instituição considerando a infraestrutura institucional e a particularidade dos processos artísticos desenvolvidos pelos ocupantes. Outros espaços institucionais poderão ser utilizados mediante combinação prévia com a Diretoria Cultural. Pela atuação como docentes em outras atividades de formação ou de arte-educação, artistas receberão remuneração compatível para tanto, à parte da bolsa e da ajuda de custo já estipuladas pelo programa. A Diretoria Cultural incentivará com entusiasmo que artistas realizem outras atividades na Remanso, aproveitando as oportunidades institucionais e consolidando seus currículos e experiência profissionais. A Diretoria Cultural da Remanso também realizará o acompanhamento das atividades de artistas, com ou sem atuação do Comitê Curatorial, na forma de encontros mensais. Descreve-se abaixo os espaços físicos do instituto que estão disponíveis para artistas: > O ateliê da Remanso é um espaço coletivo, dotado de infraestrutura adequada para a realização de atividades artísticas e para o desenvolvimento de pesquisas em artes visuais; de modo que estarão disponíveis para artistas mesas, cadeiras, lixeiras, armários, carrinhos de trabalho, ar-condicionado, alguns materiais e insumos artísticos básicos. A planta baixa dos espaços poderá ser encontrada anexada a este edital. As salas de aula da Remanso são: espaços de uso coletivo, voltados para a realização de atividades de formação em artes visuais ou em humanidades, dotados de cadeiras, mesas, projetores e ar-condicionado. Também estarão disponíveis aos artistas selecionades para o Programa de Concessão de Ateliê os demais espaços de convivência institucional, internet, jardins, café, copa e cozinha comunitárias e banheiros. Bem como os canais institucionais de comunicação (site, vídeos, redes sociais, etc.) que, eventualmente, poderão ser utilizados como suporte ou auxílio para propostas artísticas; o ateliê da Remanso fica localizado no último andar do instituto, não contando com acessibilidade para pessoas cadeirantes ou com baixa mobilidade; já os demais espaços institucionais são plenamente acessíveis. A instituição também oferecerá, conforme disponibilidade e combinação com a Diretoria Executiva, equipamentos básicos a serem compartilhados como, por exemplo, projetor, notebook, computador de mesa, máquina fotográfica e impressora. 10. DAS CONTRAPARTIDAS DE ARTISTAS EM CONCESSÃO Durante a duração da concessão de ateliê, artistas deverão comparecer regularmente à Remanso, mantendo uma rotina compatível com o desenvolvimento de suas pesquisas artísticas, obras e projetos no instituto; mas também se espera que possam aproveitar e usufruir da infraestrutura disponibilizada, compreendendo-a como um estímulo às suas trajetórias artísticas. Espera-se também que artistas mantenham seus espaços de trabalho limpos, organizados e, na medida do possível, abertos para a visitação do público em geral, convidando e ampliando as possibilidades de troca e diálogo e participando, caso queiram, das rotinas institucionais, sobretudo as de formação e arte-educação. Eventos no formato de ‘ateliês abertos’ ao longo de um turno, poderão ser organizados pela Diretoria Cultural da Remanso. Como principal contrapartida ao ingresso no Programa de Concessão de Ateliê, artistas deverão ministrar uma (01) atividade no Eixo Formação da Remanso, escolhendo entre (i) curso ou (ii) ateliê. Mas também deverão participar, ao final do ciclo de concessão, na atividade de Debate Portfólio, em que deverão apresentar seus portfólios, processos e trabalhos artísticos desenvolvidos ao longo do período, discutindo-os com o público presente e prestando contas para a comunidade cultural e artística. Ademais, artistas deverão realizar duas (02) oficinas no Eixo Aproximação, que constitui o Programa Público do instituto, sendo uma voltada para crianças e adolescentes e outra voltada para o público universitário. A especificidade de cada uma dessas atividades de formação e arte-educação poderá ser consultada em nosso site (www.remanso.org.br/ ) e sua realização deverá ser previamente combinada com a Diretoria Cultural ou com a Coordenação Educativa nas primeiras reuniões de acompanhamento; ingressando posteriormente na Agenda Cultural da instituição. Artistas deverão se comprometer com a participação nas reuniões de acompanhamento mensal do Programa de Concessão de Ateliê, justificando de modo antecipado suas ausências e impossibilidades. Artistas que eventualmente não conseguirem estabelecer rotinas de trabalho ou de atuação na Remanso, deverão fornecer justificação para o absenteísmo. E, em casos omissos ou de abandono do programa, a Diretoria efetuará, sempre que necessário, desligamentos; considerando o absenteísmo como indicação de desinteresse e considerando que a presença de um artista indisponível tira, consequentemente, a oportunidade de outro artista interessado e disponível. Também se espera que artistas assinem um Termo de Responsabilidade com a Remanso, firmando assim os direitos, deveres e responsabilidades entre as partes e estabelecendo os termos e condições da participação no Programa de Concessão de Ateliê. Artistas em concessão de ateliê igualmente se comprometem (i) a respeitar o Estatuto Social, o Regimento Interno e o Código de Conduta da Remanso; (ii) a desocupar os espaços institucionais após a conclusão do período de concessão; e (iii) a ceder, de modo ilimitado, os direitos autorais das imagens e sons dos projetos artísticos desenvolvidos ou apresentados no contexto do programa, bem como o direito de uso de nome, imagem, voz e dados biográficos para fins exclusivos de divulgação institucional relacionadas à participação no programa; (iv) a participar, de modo voluntário, de ações de promoção de marca junto a possíveis patrocinadores e incentivadores da Remanso, respeitadas combinações e aceites prévios. 11. DA ANUÊNCIA AOS TERMOS DESTA CHAMADA O envio da aplicação para o Programa de Concessão de Ateliê através de formulário específico, junto dos demais documentos, indica e explicita, da parte de pleiteantes, sua total anuência e concordância às regras estipuladas por esta chamada pública, bem como à política de tratamento de dados pessoais seguida pelo Remanso - Instituto Cultural, descrita em pormenor a seguir, nos anexos. 12. CASOS OMISSOS Casos extraordinários e omissos serão devidamente analisados pela Diretoria, sendo por elas resolvidos em última análise e recurso. Para dúvidas sobre este edital e outros escreva para editais@remanso.org.br . Porto Alegre, RS, 30 de agosto de 2024 REMANSO - INSTITUTO CULTURAL Diretoria Cultural

  • Remanso - Instituto Cultural | arte contemporânea | Porto Alegre, RS, Brazil

    A Remanso é um instituto cultural privado, sem fins lucrativos, que busca ampliar o acesso às artes visuais e à cultura através de: concessão gratuita de ateliês para artistas, bolsas para artistas, residências artísticas, exposições e mostras, cursos de artes e humanidades, atividades em arte-educação. + ocupação PROGRAMA DE CONCESSÃO DE ATELIÊ 2026 resultado da habilitação aqui

  • EXPOSIÇÃO A FORÇA INERCIAL DO HÁBITO | Remanso

    A FORÇA INERCIAL DO HÁBITO FICHA TÉCNICA ARTISTAS Amanda Charão, Amanda Teixeira, Eduardo Montelli, Elida Tessler, Fernanda Fedrizzi, Giovana Gobbi, Hélio Fervenza, Helô Sanvoy, Leonardo Lopes, Letícia Bertagna, Luciane Bucksdricker, Manoela Cavalinho, Marcelo Koetz, Maria Ivone dos Santos, Mariana Rieira, Michel Au Hasard, Nazú Ramos, Nilton Dondé, Pamela Zorn, Rick Rodrigues, Vera Chaves Barcellos CURADORIA Guilherme Mautone PRODUÇÃO Guilherme Leon e Caroline Ferreira TEXTO CURATORIAL Abrir a casa numa interrogação. É este o preceito de Maria Gabriela Llansol em seu pequeno poema que, aqui, é sugerido enquanto ação mobilizadora de descontinuidades. Diante da força inercial do hábito – descrição de Michel de Certeau sobre o lento processo de inscrição que transforma toda vivência excepcional em hábito, generalizando tantas práticas da mesma ordem – é que a interrogação llansoliana se insurge, rompendo, potencialmente, as resistências que se opõem à mudança. Ainda que habitemos, como lembrou Barthes em Como viver junto , através de Klossowski e Nietzsche, o descontínuo; na casa, este território peculiar, é onde o corpo – seus gestos e suas idiossincrasias – repousa, trabalha, aguarda, encontra, envelhece, come, suja, limpa, fala, cria, vê e faz; mais todos os outros verbos que, juntos, numa equação sempre faltante, praticam no cotidiano da casa a lenta passagem das horas e dos dias. Abrir a casa numa interrogação poderá significar, assim, um discreto delírio: inquirí-la, questioná-la, dela duvidar, incomodar-se com ela, estranhá-la, opondo-se ao estereótipo da casa como o espaço da intimidade criativa ou ao edulcorado e enganador lugar comum da “home, sweet home”. Ainda que essas fantasmagorias disfarçadas sobre a casa nos habitem, desde Xenofonte, no século IV a.C., com seu famoso Oeconomicus , a casa foi registrada na tradição filosófica ocidental como teoricamente desinteressante. Ela é o espaço privado, o lugar da oikonomia , da administração do oikos (casa), como nos lembrou Agamben. Oikonomia , uma práxis, atividade prática sempre demandada diante de uma situação particular, como nos lembrou Aristóteles. Vêm daí, portanto, não apenas um desinteresse filosófico sobre a casa por ser o espaço privado, em oposição ao espaço público, mas também um desinteresse calcado em sua suposta vaziez epistemológica – o conhecimento se faz na ágora, no espaço público onde debatem os homens (ainda que o Banquete, de Platão, famoso diálogo sobre o amor, transcorra numa festa dentro de casa e protagonize na figura de Diótima de Mantinéia, uma mulher, a reafirmação da metafísica das formas e as particularidades da experiência sensível). Talvez por isso, justamente, é que a casa se ofereça desde aí aos muitos estereótipos que não a interrogam e que nos capturam, delineando contradições íntimas. Abrí-la é, portanto, colocar-se a pensá-la. É perguntar por ela, hoje, mas através da arte. Abrir a casa numa interrogação é descontinuá-la, mobilizando uma força maior que a inércia habitual associada a ela. Guilherme Mautone REALIZAÇÃO Remanso - Instituto Cultural APOIO Museu de Arte do Rio Grande do Sul | MACRS Café Musa Velutina Cabocla Cervejas Artesanais CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA Livre LISTA DE OBRAS AMANDA CHARÃO (Novo Hamburgo, RS, 1994). Memorabília , 2025. Carimbo com chaves antigas da casa da Rua Santo Antônio, 366, encontradas no imóvel. Dimensões varoáveis. Site specific / comissionamento institucional. AMANDA TEIXEIRA (Porto Alegre, RS, 1991). Casa de Papel , 2013 - 2025. Instalação. Dimensões variáveis. Acervo da artista. EDUARDO MONTELLI (Porto Alegre, RS, 1989). Minha mãe e suas ferramentas , 2014. Videoperformance. 2'40". Acervo do artista. ELIDA TESSLER (Porto Alegre, RS, 1961). Toda pessoa , 2002. 27 potes de vidro em prateleiras de vidro. 10 cm x 10 cm x 14,5 cm. Acervo da artista. FERNANDA FEDRIZZI (Porto Alegre, RS, 1987). FRESTA!, 2020. Publicação, impressão digital em papel sulfite 180g/m². 13 x 7,5 cm, 16 páginas, edição de 20 exemplares. Acervo da artista. GIOVANA GOBBI (Gramado, RS, 1989). Fui viajar e voltei , 2023. Acrílica, bastão a óleo, lápis de cor, grafite, aquarela e giz pastel sobre tela. 150 x 95 cm cm. Acervo da artista. HÉLIO FERVENZA (Sant'Ana do Livramento, RS, 1963). Rumores , 1996 - 2025. Recortes em papéis impressos (revistas) e alfinetes. Dimensão aproximada de cada elemento (5 elementos): 3 x 4 cm. Acervo do artista. HELÔ SANVOY (Goiânia, GO, 1985). Idade da meia-luz , 2020. Proposição. Dimensões variáveis. Acervo do artista. JORGGE MENNA BARRETO (Araçatuba, SP, 1970). Deusejo , 2011. Borracha vulcanizada. 110 x 150 cm. Acervo do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) / Aquisição por compra e doação AAMACRS / Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 2010, Funarte. JORGGE MENNA BARRETO (Araçatuba, SP, 1970). Fomiliar , 2011. Borracha vulcanizada. 63 x 83 cm. Acervo do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) / Aquisição por compra e doação AAMACRS / Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 2010, Funarte. JORGGE MENNA BARRETO (Araçatuba, SP, 1970). Suavisão , 2011. Borracha vulcanizada. 110,5 x 149 cm. Acervo do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) / Aquisição por compra e doação AAMACRS / Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 2010, Funarte. LEONARDO LOPES (Porto Alegre, RS, 1997). Sem título , 2025. Desenho em matéria queimada sobre papel (carvão, cinzas e fuligem de resíduos domésticos). 60 x 45 cm. Acervo do artista. X 3. LETÍCIA BERTAGNA (Porto Alegre, RS, 1983). Fundo do fora (Potlatch) , 2015 - 2020. Fotografia. 4,06 x 2,82 m. Acervo da artista. LUCIANE BUCKSDRICKER (Porto Alegre, RS, 1977). A casa preta queimada , 2017 - 2025. Objeto. 36 x 38,5 x 23 cm (aproximadamente). Versão 2025 do trabalho de 2017 produzido especialmente para Remanso. Acervo da artista. MANOELA CAVALINHO (Porto Alegre, RS, 1981). Lustre candelabro , 2025. Instalação, site specific. 120 x 120 x 70 cm. Acervo da artista. MARCELO KOETZ (Porto Alegre, RS, 1997). Jogo da Memória, 2021 - 2022. Pastel oleoso e pastel seco sobre filtros de café. 20 x 15 cm (cada) / 60 x 45 cm (montagem com nove desenhos). Acervo do artista. MARIA IVONE DOS SANTOS (Vacaria, RS, 1958). Souffle (2ª edição) , 1993 - 2024. Fotografia de base analógica, digitalizada e impressa em papel Hahnemühle Photo Matt Fibre 200g. 25 x 131 cm (montadas em moldura de acrílico). Arquivo Maria Ivone dos Santos MARIA IVONE DOS SANTOS (Vacaria, RS, 1958). Maçã , 2002. Fotografia de base analógica montada em suporte de acrílico vermelho, 7,2 x 9,5 cm. Arquivo Maria Ivone dos Santos MARIANA RIERA (Porto Alegre, RS, 1982). A cama , 2020. Acrílica e óleo sobre tela, 220 x 145 cm. Acervo da artista. MICHEL AU HASARD (Dois Irmãos, RS, 1992). Era uma casa segura , 2025. Grafite e borracha sobre papel. Três desenhos em A3 (42 x 29,7 cm) / 45cm x 33cm na moldura. Acervo do artista. NAZÚ RAMOS (Sapucaia do Sul, RS, 1999). Exposição da vida íntima , 2023. Lambe. 21 x 261 cm. Acervo da artista. NILTON DONDÉ (Caxias do Sul, RS, 1997). Desengavetando memórias, 2021 - 2025. Site specific, apropriação de gavetas. Dimensões variáveis, cada gaveta: 13 x 45 x 41,5 cm. Acervo do artista. PAMELA ZORN (Três Coroas, RS, 1998). Álbum de família (série) , 2020. Lápis de cor sobre papel pólen e fotografias. 15 x 22 cm (desenhos); 10 x 15 cm (fotografias). Acervo da artista. RICK RODRIGUES (João Neiva, RS, 1988). Sem título (série A casa do passarinho ), 2025. Instalação. Dobraduras de papel. 5 x 5,5 x 5 cm (cada objeto) / e instalação de dimensões máximas. Comissionamento para exposição / distribuição gratuita. VERA CHAVES BARCELLOS (Porto Alegre, RS, 1938). Casasubu (Da série), 2006. Fotografia digital, impressão em papel fotográfico (cópia única). 51 x 6,3 x 3,5 cm (peça emoldurada). Acervo Guilherme Mautone. VÍDEOS PROGRAMA PÚBLICO 14.03.25 Aceita um copo d’água do Guaíba? | por Mariana Silva da Silva (Infraordinaries) | infração artística Ouça o que atravessa as paredes | por Gustiele Fistaról (Infraordinaries) | infração artística Entra, não repara a bagunça | por Lis Machado (Infraordinaries) | infração artística 21.03.25 Conversas sobre a casa | com Letícia Bertagna, Luciane Bucksdricker e Guilherme Mautone | roda de conversa e debates 22.03.25 Ensaios de Morar | por Laura Moreira | oficina 28.03.25 Habitar o hábito: sala de leituras | por Elida Tessler | ciclo de leituras 12.04.25 sempre ter as mãos ocupadas | por Amanda Teixeira | oficina 26.04.25 Reservatório de memórias | por Catarina Dias | oficina 10.05.25 Para uma boa escovação: movimentos circulares | por Tiago Gasperin | performance Vestígios do habitar: memórias impressas | por Amanda Charão | oficina CONVERSAS SOBRE A CASA | com Letícia Bertagna, Luciane Bucksdricker e Guilherme Mautone

  • Arte e Escola | Remanso

    Programa Arte e Escola

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