

Fazer & refazer: no corpo e na imagem
Ministrado por Laura Moreira. Neste curso, vamos abordar a repetição enquanto procedimento e constituição de linguagens artísticas, analisando a obra de artistas contemporâneos, em uma prática de combinação entre artes visuais e artes do corpo.
Data, horário e local
17 de abr. de 2025, 19:00 – 21:00
Porto Alegre, R. Santo Antônio, 366 - Independência, Porto Alegre - RS, 90220-010, Brasil
Sobre o evento
INFORMAÇÕES GERAIS
Título Fazer e refazer — no corpo e na imagem
Docente Laura Moreira
Minibio Laura Moreira (Rio de Janeiro, 1993) é artista visual e educadora, graduada em Letras pela UFRGS e atuante em Porto Alegre-RS. Em seu trabalho, está interessada no encontro entre artes visuais, ciências e artes do corpo. Integrou o Coletivo Vôo da Pomba: laboratório de experimentação de performance e dança nas cidades. Participou das residências artísticas do FestFoto Poa (2019), e LAB Arte-Educação (2023). Integrou o “Formas de la Idea”, grupo de estudos virtual de artistas e publicadores independentes da América Latina que promoveu, em 2021, uma exposição de mesmo nome, no Museo Nacional del Grabado (Buenos Aires, AR). Participou de diversas exposições coletivas. Em 2024, idealizou e produziu o projeto de arte-educação Corpo-significante.
Data e hora 17.04.2025
Horário 19h às 21h
Tipo Curso de curta duração
Público Livre
Sala Tuco Tuco
APRESENTAÇÃO
Neste curso, vamos abordar a repetição enquanto procedimento e constituição de linguagens artísticas, analisando a obra de artistas contemporâneos, em uma prática de combinação entre artes visuais e artes do corpo.
OBJETIVOS
Analisar produções de artistas contemporâneos, das artes visuais e das artes do corpo;
Costurar uma reflexão sobre a repetição enquanto método e linguagem;
REFERÊNCIAS
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Roberto Machado. São Paulo: Graal, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La ressemblance par contact. Paris: Éditions de Minuit, 2008.
ROSENBERG, Susan. Trisha Brown: Choreography as Visual Art. Middletown: Wesleyan University Press, 2016.