Arte Contemporânea: o quê? como? quando?
Muitas vezes, as camadas de sentido das produções artísticas contemporâneas vão além dos objetos acabados. O curso irá enfocar estudos de caso com base na produção poética de artistas que suscitam possibilidades distintas de compreensão e abordagem da arte contemporânea.
Data, horário e local
07 de mai. de 2024, 19:00 – 16 de mai. de 2024, 21:00
Porto Alegre, R. Santo Antônio, 366 - Independência, Porto Alegre - RS, 90220-010, Brasil
Sobre o evento
A arte contemporânea oferece inesgotáveis possibilidades de compreensão e abordagem. Os artistas vivenciam formas outras de conhecer e se relacionar com o mundo, incorporando-as em seus trabalhos. Diante disso, muitas vezes, as camadas de sentido das produções artísticas contemporâneas vão além dos objetos acabados. Isto é, surgem como desdobramentos de processos criativos maiores, complexos e interdisciplinares. Nessa perspectiva, o curso Arte Contemporânea: o quê? como? quando? irá enfocar estudos de caso com base na produção poética de artistas que suscitam possibilidades distintas de compreensão e abordagem da arte contemporânea.
AGENDA DE AULAS
Cada aula ocorre das 19h às 21h
07.05.2024 (terça-feira) | Encontro 1: Do moderno ao contemporâneo
09.05.2024 (quinta-feira) | Encontro 2: Memória na arte contemporânea
13.05.2024 (segunda-feira) | Encontro 3: Tempo e espaço na arte contemporânea
16.05.2024 (quinta-feira) | Encontro 4: Arte, ciência e ficção
LEITURAS INDICADAS
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
BASBAUM, Ricardo (og.). Arte contemporânea brasileira (1970–1999): texturas, dicções, ficções, estratégias. São Paulo: Circuito/Hedra, 2021.
BRAGA, Paula. Arte contemporânea: modos de usar. São Paulo: Elefante, 2021.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
REZENDE, Renato (org.). Arte contemporânea brasileira (2000–2020): agentes, redes, ativações, rupturas. São Paulo: Circuito/Hedra, 2021.
DOCENTE
Diego Hasse é doutorando e mestre (2021) em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRGS, área de concentração: História, Teoria e Crítica da Arte (Linha de pesquisa: Imagens, culturas e memória). Bacharel em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). É membro do Grupo de Pesquisa CNPq Arte em trânsito: viagens, derivas, deslocamentos. Integrou o Comitê Curatorial da Galeria Ecarta (2020-21). Atua como pesquisador, curador e crítico de arte independente.